Dos que (ainda não) amo: exercícios físicos!

O mundo está na onda fitness. Ou não é?
Pra todo lugar que olho tem foto de pessoas saudáveis ou nem tão saudáveis assim, postando suas corridas atrás do preju.
Diariamente sou bombardeada com hashtags estilo #partiuacademia #partiumusculação #partiutomarWhey #nopainnogain.
Acontece que:
1º: odeio academia (na verdade nunca fiz, mas mesmo assim acho que odeio, haha).
2º: musculação se faz na academia (que acho que odeio) e não é baratinha assim.
3º: nem sei qual o gosto desse tal de Whey. Hahaha.
4º: com graninha e tempo é mole ficar gostosa, quero ver ficar em forma cuidando de filho, sem grana, fazendo faculdade (que aliás te presenteia uma pochete (barriga) que nunca mais te deixa) dentro de casa! Aí meu bem, tem que rebolar! HAHAHA!

Enfim. Não vou ficar aqui falando que temos que ser felizes com nosso corpo, porque isso é óbvio.
Nem vou dizer que as capas de revistas só nos deixam insatisfeitas, porque é fato.
Ora, vocês sabem (ou deveriam entender) que pessoas são interessantes pelo que são, não pelo corpo que exibem! Essa é a minha bandeira.
Acabou que disse tudo que não ia dizer , haha. Mas foi de propósito, só pra vocês não acharem que sou mais uma dessas loucas que querem ter um corpo desejável a todo custo.

Acontece que, vamos ser realistas: todos temos motivações. E cada motivação deve ser respeitada.
Ora… existem aqueles que tem como meta de vida ser sarado, e os que não estão nem aí pra isso. Respeitemos os dois.
Continuando com o quesito “motivação”… tenho as minhas e por isso resolvi fazer esse post!

Frustração x Motivação

Desde que vim pra Beagá parei tudo. Acho que já escrevi isso umas mil vezes, mas escrevo de novo e de novo, como uma tortura chinesa mesmo, haha.
Então… eu fazia ballet clássico, dança moderna e contemporânea, sapateado, dança afro, jazz, yoga e dança de rua. Ou seja: era pura agitação e meu corpo estava muito bem obrigada. Ah, “muito bem” é: menos estressada, respirando melhor e tendo mais fôlego (sou asmática), gastrite atacando quase nada… gente, vários benefícios. Fora a alegria de estar sempre em movimento.
Mas vim pra cá e ploft, cadê a Jhê de antes? Sumiu. Sumiu e deu lugar à uma sedentária mör. Eis aí a frustração.
Mais ou menos 4 meses na cidade mineira e ganhei deliciosos quilos (quase 10 pra ser mais exata) me esbaldando nas comidinhas nos horários errados, comendo besteiras… ai ai. Foi mara! Hahaha!

MAAAAS, certo dia, percebi que as roupas não cabiam.. Calça jeans, shorts, saias de cintura alta que eu a-ma-va, ai meu Deus! E pra melhorar o “inferno astral” tô desempregada, ou seja, comprar roupas é uma coisa distante por enquanto. Eis minha motivação! Quero voltar a caber nas roupas gente! o/

A decisão econômica:

Se comprar roupa está fora de cogitação ($) imagina pagar pra fazer academia ou alguma modalidade de dança? Pensando na minha realidade, chorei, esperneei, quis ser ryca (hahaha) e botei a culpa no bicho do armário que encolhe as roupas! Mas tive que ser realista e danei a pesquisar o que poderia fazer pra perder peso.
Comecei a correr, mas tô tão enferrujada que não conseguia ir e voltar do percurso. Gente, quem tem asma sabe como é. Haja bombinha pra me manter viva. Fora que acho meio chato correr, pronto falei.
Desisti e busquei outra alternativa. Adivinhem o que achei? A corda!!!! <3

Vai vai vai passando…

Gente, eu dancei ‘É o Tchan’ durante anos pra ganhar 1 real dos tios. Em todas as festas de família tava eu lá, requebrando horreres! Tinha que servir pra alguma coisa um dia né?

Resolvi que iria pular corda!

Benefícios da corda

Comecei a ler sobre os “benefícios” de pular corda! Achei vários e vou repassar pra vocês!

beneficios

beneficios 2

À partir disso, peguei uma corda velha que tinha aqui em casa e comecei! Até fiz uma brincadeirinha, lançando o projeto/hashtag #ProjetoRalaSuaMandada  (mandada = gordulite = gordura + celulite → roubei da Valesca Popozuda mesmo, mas em vez de ficar de ficar mandando essas indiretinhas sem graça pras meninas, achando que todo mundo tem inveja de mim,  mando pras gordulites, “inimigas” que não desejo vida longa nem a pau! rs). A hashtag é engraçada e direta! Por enquanto ninguém usa, fui a primeira no Instagram e Facebook, mas vai ser sucesso, cês vão ver! HAHAHAHA! Até parece, mas enfim!

Como podem ver na foto, a corda é simples mesmo. Meio tenso porque como é pesada e grossa, te faz perder a oportunidade de dar pulos mais rápidos, em compensação haja força nos braços. Vou ficar marombeira. Hahaha! A corda fininha de pvc é mais funcional por ser leve e fácil de passar por baixo dos pés sem ter que pular tão alto. Custa no máximo uns 19,00 reais, em breve comprarei, mas por enquanto, sem desculpas né! ;P

rala sua mandada

Então… a novidade é essa! Ontem (16/01) comecei a pular corda! E estou tentando fazer um movimento com azamigas de pularem também pra gente ver se dá resultado! A série que estou (tentando) companhar é essa:

treino1 treino2 treino3

Confesso que não consegui completar meia hora de série, em parte por causa da corda muito pesada, principalmente no quesito agachamento, e fôlego né gente, porque puxa demais! Mas bora simbora né?

Não posso esquecer isso: antes de pular eu me alongo gente! Daí vem aqueles alongamentos de ballet que tanto amo. Pra quem não conhece muitos, só copiar:

Alongamento4-1024x800

(Via)

Entretanto, antes de sair pulando como se fosse coelho, tem que ponderar. Por exemplo: se você é sedentário e não faz nada há séculos, melhor pegar leve e se dedicar à corda apenas uns 10 minutos; daí completa meia hora fazendo outra coisa como caminhada leve tal…

Uma dica pra quem vai pular pela primeira vez: se não tem muita coordenação motora, nem precisa pular a corda, mas girá-la ao redor do corpo como se estivesse batendo pra alguém pular, só que quando ela passar no chão você dá um salto. No final das contas você não pula “a” corda, mas pula do mesmo jeito e ainda pega o ritmo dela. Isso pega bastante também gente! ;P
Outra dica é dar saltos baixinhos, distantes do chão apenas o suficiente para que a corda passe por baixo dos pés.

Esse vídeo é bem bom pra vocês entenderem como começar, assim como altura da corda, essas coisas!

Esse vídeo também é ótimo, pois a mulher ensina uns exercícios de corda, sem a corda!!!!! E nem vem comentar que ela está acima do peso, nem nada, porque ela tem um fôlego do caramba! Então, antes de falar dela, tentem acompanhar. Eu a invejei. Hahaha.

Uma coisa nem tão boa assim: pra quem está muito acima do peso é melhor evitar essa prática, porque o impacto pode machucar as articulações. Assim como quem já teve lesões nos joelhos ou tornozelos.

Bom, acho que é isso. Estou aqui ansiosa para o dia que começar a ver resultados! Claro que já tirei aquela foto antes e depois (com direito a cara feia x cara bonita) pra postar e comparar. Vale ressaltar que não tenho photoshop, então se não mudar nada, não mudou mesmo! :D
Creio que o mais tenso é manter a rotina de pular todos os dias, meia horinha. Na época do ballet, eu tinha várias motivações: espetáculo, professores, amigos, essas coisas. Que saudade que deu agora…

Ballet clássico Aulas

Camarim O Mágico de Oz

Mais fotos estilo tortura chinesa! HAHAHA! Como já disse, não quero emagrecer horrores nem nada, só quero voltar ao corpo que tinha pra caber na caçamba da roupa! HAHAHAHA! Além de poder continuar comendo o que como. Eu AMO comer e sei que é um dos meus pecados capitais mais tensos, então comer sem perder praticamente todas as roupas que tenho já é de bom tamanho! Come uma coxinha aqui, pula ali, pula lá, come uma torta acolá! ;P Fora a alegria de voltar a me movimentar, melhorar respiração, fôlego, essas coisas básicas! <3

É isso gente, tô pulando corda! Quem vai entrar no #ProjetoRalaSuaMandada? Hein?  ;P

__________________________

Se gostou, curta e compartilhe no facebook ou twitter! Ficarei muito feliz! Caso tenham alguma dúvida/sugestão pro post, comente! Escrevo com muito carinho e adoraria saber o pitaco de vocês! Ps: eu sempre respondo os comentários ok? Sempre! ;*

____________________

Fonte

16 comentários sobre “Dos que (ainda não) amo: exercícios físicos!

  1. Eu detesto musculação, detesto paranóia de fitness porém me entreguei a caminhada e já estou arriscando umas corridas! Na rua, no sol, com vento, torcendo para não cair aquela chuva….Eu e o MP3, meu melhor amigo para esses momentos! =)
    Bom para saúde, ilusão de adeus barriga e feliz =)

    • “Detesto paranóia de fitness”… bate aqui! o/ Hahahaha. Também não curto. Agora, que determinação hein!!!! MP3 deve ser uma boa pra exercícios. Nunca fiz com um, porque gosto de me concentrar. Fora que se eu caminhar ouvindo música serei atropelada. A lerdeza aqui reina. HAHAHA! <3 Parabéns!!!!!

  2. Ooooi!!!
    Adorei o post e as dicas!!!
    Tô precisando perder a pochete e passando por probleminhas de grana e roupa também, hehehehe.
    Bora lá pular corda!!! ;)

    Bjus

    • Isso Natascha!!! Bora colocar o #ProjetoRalaSuaMandada em prática!!!! o/ Conte por aqui ou pelo facebook os resultados! Tô pensando em dividir com a galera num futuro post! <3

  3. Ju, amei seu blog! Sincero, honesto, super bem escrito… Já tá aqui no blogroll do amor!

    =)

    Inclusive vou começar a pular corda também! HUAHUAHUAHUAHUAH… Dancei 14 anos e senti uma falta danada quando me mudei pra SP (e me joguei nas gordices!!)

    Um beijão!

  4. Sensacional o post Jhê! Como dica para as leitoras #dosqueamo:
    Quando se resolve malhar em academia, tem que colocar na cabeça que é uma coisa séria. Se você já não gosta de academia e resolve malhar por pressão psicológica, isso torna a atividade maléfica para o corpo, nos dois sentidos! Possivelmente você vai malhar 3 meses e parar (eu já fiz isso muitas vezes!) , e como a malhação em academia é muito mais pesada, a pele incha e tonifica muito rápido, porém, quando se resolve dar uma pausa, ocorre o contrário, ela “desincha”. Dessa maneira a pele fica no famoso “efeito sanfona” aumentando a probabilidade de aparecimento de estrias e flacidez! Por isso sou super a favor de recorrer a exercícios mais prazerosos, como pular corda, dançar, correr na rua, fazer yoga (tentar kkk). São exercícios que também ajudam muito o corpo e se você resolver dar um tempo por algum motivo (trabalho, viagens,filhos, preguiça, bláblá), as consequências não vão ser tão incisivas quanto a de malhar! :)

  5. Oi Jhê, eu cheguei aqui por indicação da Rê, Mulher Vitrola.
    Eu adorei o seu post e o incentivo a pular corda. Fiquei aqui imaginando você dançando o Tchan!
    Eu fiz balé durante anos e amava. tentei retomar agora adulta, mas todas as aualas que encontro são no horário do expediente. Acho que aqui no Rio pensam que mulher adulta que quer fazer balé é só aquela que não trabalha e procura um ocupação enquanto espera a própria filha na aula de balé.
    Taí pular corda pode ser uma boa alternativa e posso até fazer junto com as filhas.
    Uma ótima semana pra você
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe
    Post recente no blog Fernão Capelo Gaivota – Voem filhas, voem!

    • Oba, que delícia!!!! Então entra nessa comigo Chris!!! Tô doida pra saber se alguém vai conseguir alcançar os planos e objetivos! <333 Aproveita, tire as medidas, pede pras filhas ajudarem, aquela fotinha básica de antes e depois! Opa! Bora colocar o #ProjetoRalaSuaMandada em prática! <3

  6. Oi jhe estou com 78 kg e comecei a pular corda mas nao tinha coordenacao e errava toda hora e desisti mas lendo aki me animei de novo.preciso muuuito emagrecer.adoorei

  7. Adorei o seu post!!! Mas, eu fiquei procurando as fotos Antes e Depois….
    Comecei a pular corda hoje, mas cedo. E, depois fui procurar quais os benefícios de pular cordas. Ai, eu encontrei blog…Muito divertido…

Gostou? Dê o seu pitaco!

