Do caderno de receitas: bolo de chocolate com cobertura de café

Receitas Logo DQA

Uma das minhas maiores paixões é cozinhar. Desde coisas bobas até as mais sofisticadas. Acontece que uma pulguinha culinária me picou essa semana e o resultado foram várias receitinhas novas. Fui da Itália, à França, do Brasil no prato à Turquia. Estou até pensando em fotografar essas peripércias e postar aqui no Dos que amo.

A receita de hoje é um vício: café.
Se você ama café como eu (que até perfume de café tem) é uma boa! Se não curte tanto… é uma forma de começar a gostar desses grãozinhos. Enfim… garanto que essa cobertura é um arrazo e nada amarga! Pra adoçar o dia de vocês! Quem sabe não se animam pra fazer agora?

Mão na massa!!!

Ingredientes

Na foto está tudo o que você vai precisar pra sua receita: tanto para o bolo (com massa pronta), quanto para a cobertura! Como as instruções e ingredientes para fazer o bolo estão na embalagem, nem vou “reescrever” aqui.  Antes que me julguem: praticidade é tudo nessa vida né gente? Sabemos que nada substitui aquela massa de bolo caseira, mas vamos combinar que as massas Dona Benta são fofas e deliciosas também! Para essa receita, comprei a massa de chocolate que é um primor!

Massa pronta dona Benta

 Ingredientes para a cobertura:

Ingredientes para a calda

3 Gemas de ovos
150 ml de café (recém preparado ou dormido, contanto que seja bem forte)
150 g de açúcar
150 g de manteiga em temperatura ambiente

OBS: caso queiram maaaais calda, basta dobrar as proporções ok? Mole, mole! ;P

Modo de preparo

___

Deu pra perceber que esqueci de fotografar a hora em que coloquei a manteiga né? Outra coisa: não precisa tirar da panela pra misturar as coisas como eu fiz! Basta desligar o fogo, já que vocês terão que deixá-lo em ponto de calda depois! Eu gosto de ter trabalho e lavar louça (só pode!), por isso fiz essa coisa desnecessária. Hahaha!

Ah!!! Se você não sabe bem o “ponto” de um xarope (que é basicamente o ponto de “fio”), é assim ó:

Ponto de fio

Não esqueçam que depois de misturar tuuudo, não é mais pra deixar em “ponto de fio” (aliás nem tem como), mas colocar no fogo novamente e mexer até que fique no ponto de calda que você prefira! Só estou relembrando, porque sei lá né! ;)

Fez tudo? Agora, basta esperar esfriar um pouco, jogar em cima do bolo e…

TADÃÃÃÃ!!!!

Pronto

Taê meu bolo fofo de chocolate com cobertura de café! Uma delícia! E ó: súper orna com um copo de leite puro beeem gelado ou (vejam só) com um café bem quentinho! <3

Espero que tenham gostado!!!! (:

Ps: tirei as fotos de forma lerda e a iluminação estava um horror! Por favor entendam! ;)

__________________________

Se gostou, curta e compartilhe no facebook ou twitter! Eu ficaria muito feliz! Caso tenham alguma dúvida/sugestão pro post, comente! Escrevo com muito carinho e adoraria saber o pitaco de vocês! Ps: eu sempre respondo os comentários ok? Sempre! ;*

Gostou? Dê o seu pitaco!

