Um dia a máscara cai

O post de hoje é um desabafo. Preciso publicizar a tremedeira e raiva que estou sentindo. E não estou fazendo isso pra chamar atenção, ou me DESGASTAR… mas para mostrar que as pessoas precisam se responsabilizar por seus ATOS. E quando você conversa uma vez e não adianta, você precisa partir para outras medidas.

QUE NA INTERNET EXISTEM PESSOAS QUE COPIAM TUDO DOS OUTROS É FATO. MAS O MEU CASO JÁ É UM POUQUINHO DEMAIS. VOCÊS ENTENDERÃO PORQUÊ.

Em 2010, fui ao SANA/RJ pela primeira vez com o meu namorado. Acampamos, foi divertido… e tiramos muitas fotos do celular, visto que naquela época, nem câmera tínhamos! Registramos cada momento mágico, tanto pra mim, quanto pra ele… pois comemorávamos nosso recente namoro.

Nunca havia visto cachoeiras tão bonitas e tirei inúmeras fotos, inclusive de uma cachoeira semi deserta que descobrimos por acaso. Eis as fotos:

Sana / Rio de Janeiro/ Foto: Lucas (namorado)

Sana / Rio de Janeiro/ Foto: Lucas (namorado)

Sana / Rio de Janeiro/ Foto: Lucas (namorado)

Notem a minha tornozeleira VERDE. Tornozeleira que tem história. Ganhei de um filho de um índio que conheci na cantareira, lugar em Niterói onde os amigos sentam pra beber, depois de aulas chatas ou súper maneiras na UFF (minha antiga universidade).

POLÊMICA:

Certo dia, amigos que comentavam em minhas fotos do ORKUT (nem sonhávamos em usar facebook) disseram que uma menina que fazia SERVIÇO SOCIAL na UFF havia postado minha foto (acima) em seu orkut dizendo que era dela, e o pior, ainda INVENTOU UM LUGAR quando perguntaram onde era a foto.

OI?

Na hora, fiquei em choque né, pois a menina é LOUCA! Inclusive ela fazia UMA aula comigo, e apesar de não nos falarmos, era muita cara de pau ela fazer isso! E o pior… geral comentava: –  nossa, que foto foda! Você é foda! Que lugar lindo… etc e tal.

UM ABSURDO que eu não sabia COMO RESOLVER.

Sou da paz… e tenho ética. Uma regra BÁSICA e ESSENCIAL para quem faz serviço social e se compromete com a classe trabalhadora. Mas acredito que ética vai para além do trabalho, mas deve ser colocada em voga na nossa vida.

DECIDI FALAR COM ELA. Como não sou boa com palavras, escrevi uma carta (isso em 2010), dizendo que o lugar era o SANA e que até achei legal ela ter curtido minha foto, mas que era MINHA e ela não tinha o direito de colocar em seu ORKUT como se fosse dela. Era um momento MEU. Era um registro do AMOR e PAZ que senti em um lugar ESPECIAL, com uma pessoa ESPECIAL.

Não sou famosa, não coloquei essa foto em sites, mas compartilhei com meus amigos. Ela não era minha amiga. A foto não era dela.

REAÇÃO:

A mina se mostrou “envergonhada” e disse que “NEM SABIA DESSA FOTO, POIS O ORKUT DELA HAVIA SIDO HACKEADO”.

A tonta aqui acreditou. E ainda a abracei dizendo que ela iria recuperar sua conta no orkut e que quando isso acontecesse, era pra ela tirar minha foto. Mas se ela tivesse gostado, podia ficar com ela, MAS, colocasse meu nome.

No dia seguinte, entrei no orkut  pra ver se ela havia tirado e PLOFT, a foto estava indisponível para quem não era amigo dela. Assim, do nada! Acreditei no fundo do meu coração que ela havia retirado e privou seu orkut com vergonha.

Passou 2010…

Passou 2011…

2012 está indo embora…

E  uma amiga desesperada vem me perguntar no facebook se a menina era minha amiga, pois ela colocou a foto novamente.

HÁ 4 HORAS ATRÁS:

FALSA

NÃO ACREDITEI!

Inventou mais uma vez o LUGAR. Sendo que eu havia falado pra ela, que essa foto era especial pra mim, pois meu namorado que tirou no SANA… blá blá blá. Me senti péssima pois a dois anos atrás ela MENTIU PRA MIM, e hoje  MENTIU PRAS PESSOAS QUE ACREDITAM NELA!

Realmente, uma falta de ética lamentável.

Não consigo imaginar uma  assistente social, que lê Marx (que fala sobre APROPRIAÇÃO), se prestando a uma baixeza desse nível.

Na hora que vi a foto, me senti enganada. Mesmo. Me tremi TODA sem saber o que fazer (novamente).

E querem saber? Senti dó. Dó ao perceber que ela mentiu pra mim em 2010, não se arrependeu e o fez novamente.

Dó por saber que ela engana a si mesma postando um momento MEU que ela provavelmente não terá.

Dó pela sua falta de caráter.

E TRISTEZA ao saber que ela é uma colega de profissão.

COM CERTEZA… uma pessoa sem ética na vida, não pode ser digna de credibilidade em um trabalho tão sério. ):

Infelizmente.

Nathalia Gomes… na boa, aprenda a desfrutar seus próprios momentos. Torço pra que você mude.

E por favor… TIRE A MINHA FOTO DO SEU FACEBOOK, DELETE SE POSSÍVEL DO SEU COMPUTADOR E APAGUE DE SUA MEMÓRIA. Acho que você não precisa DISSO.

Ah! A foto, estava privada, é claro. Só pude ver pelo facebook de um amigo em comum.

Sei que ninguém merece postar uma coisa dessa. Ainda mais em meu blog, que esbanja amor.
Mas fazer o que…. eu precisava desabafar.

Ps: Nathalia… em breve esse post vai chegar em sua caixa de mensagem. Ops, se você está lendo, já chegou!

LOVE

UPDATE:

Ela EXCLUIU A FOTO do facebook e me mandou a seguinte mensagem:

louca

Ainda bem que existe PRINT né? (:

Alguns amigos dela estão dizendo que estão lavando a “alma” com isso. Outros dizem que ela costuma plagiar tudo,  até frases famosas. Outros me deram força e disseram que estão comigo nessa.

Mas já dei meu recado. E COMIGO, ELA NÃO FAZ MAIS ISSO. Assim espero.

Aliás, eu nunca pensei que causaria tanto auê.

***

Os amigos dela estão me mandando fotos minhas que ela coloca como se fosse dela no facebook e confesso que estou com medo! *o* Pra quem quiser ver, estão em meu álbum do FB! Para abrir o link clique AQUI.

UPDATE²

A Nathalia anda comentando tanto aqui no blog quanto no meu facebook que ela NÃO SE FEZ PASSAR POR MIM, o que discordo, a partir do momento em que postou minha foto mais de uma vez (2010 e 2012) e inventou o lugar, mesmo sabendo onde era. Decidi NEM aceitar o comentário dela aqui porque é muito longo, cheio de alegações copiadas e coladas do google e sem fundamento. Quem quiser ler, é só ver no meu álbum no facebook. Contudo… ela se embola mais ainda quando as encontramos fotografias que não são suas e ela age como se fosse.

MAIS UM EXEMPLO:

Foto original

Fotografia da blogueira MELINA SOUZA (Para visualizar a fotografia ORIGINAL é só clicar AQUI!)

Notem que 1º chamaram a Nathalia de hipster ao analisarem a foto e ela por sua vez, ao invés de escrever: – poxa, peguei num blog/facebook… é linda né, blá… – NÃO…. DISSE que FEZ DE PROPÓSITO.  Dando a entender que ela tirou a foto.

LAMENTÁVEL

Como já disse, o objetivo do post não é falar sobre leis, ou etc e tal em relação à direitos autorais… (o que é súper importante), contudo SALIENTAR a ÉTICA e conduta de não se fazer passar por outrem.

____________

A parte “hilária” dessa história: um cara fez umas montagens muito engraçadas que estão rolando no facebook, estilo “eu não sei onde”. Se eu soubesse que meu pé seria tão famoso, teria feito as unhas! HAHAHAHA!

“Acabou de chegar essa imagem na redação! Parece que ninguém havia reparado o detalhe na foto histórica!” 

Montagem Facebook

“Eu e O Cara”:

Montagem Facebook

Meu pé nos escombros:

Montagem Facebook

“Eu na declaração da independência.”:

Montagem Facebook


A pessoa genial que fez essas montagens preferiu que eu não colocasse os créditos.

Felizes as pessoas que sabem fazer piada de coisas tristes.

***

27 comentários sobre “Um dia a máscara cai

  1. Como pode existir pessoas tao caras de pau!! Foi como disse no post, ela nao deve presenciar por esses momentos, “magicos”..e passa a fingir para seus proprios amigos! #SETOCALINDA ;) Beijo rs
    AAH E DA PROXIMA VEZ QUE FOR PEGAR UMA FOTO, PEGUE DE PESSOAS QUE VC NAO CONHEÇA! ACHO QUE E MELHOR PRA VOCE! HUM. So pensar ;D

    • Leila… desculpe não concordar com isso, mas a partir do momento que ela sabia que a foto era minha, inclusive que era no Sana e escreve para as meninas que era na “praia do Sono”, podemos perceber a malícia. Eu conversei com ela em 2010, pois era uma foto do MEU orkut, e ela nem era minha amiga. Imagina, uma foto sua com seu namorado e alguém posta dando a entender que era dela? Se ela não quisesse que as pessoas “pensassem” que era dela, responderia que não sabia o lugar da foto. Mas não, ela inventou, se fazendo passar por mim e não foi a primeira vez. Infelizmente. Na época, até disse pra ela, que se quisesse usar a foto, era só pra colocar o meu nome, e não comentar como se fosse ela. E dois anos depois a mesma coisa acontece. Ela MENTIU pra mim em 2010 dizendo que não tinha postado e postou de novo. Uma coisa é você se apropriar de uma foto e postar porque admira. Outra é postar como se fosse sua e ainda inventar um lugar, SABENDO A VERDADE. O dia que isso acontecer com você… você saberá o que senti. Pois esse era um momento MEU, que eu dividia com AMIGOS. Nunca imaginei que alguém se passaria por mim com tanta cara de pau. E ainda negasse o ocorrido.

      • cara, na boa, concordo plenamente! mas, liga naum! Isso tudo se resume apenas com uma palavra: INVEJA!!!

        Bjs e boa sorte!

      • Obrigada Helena! (: Ela continua mandando mensagens e COMENTANDO aqui coisas nada a ver… mas eu estou fingindo que nem vejo! Hahaha! Ops, ela pode ler isso! HAHHA! De qualquer forma, obrigada e BEIJOS!

  2. Gente, o que eu tenho a dizer é que eu espero que essa menina leia isso e receba essas manifestações como uma possibilidade de mudar. Não é de hoje que muitas pessoas comentam essas atitudes dela, como plagiar o tcc de uma pessoa, como também copiar as frases que ela escreve no facebook de twitter alheio como se fosse dela. ( Isso não é bonito, você não se torna mais bonita, mais popular e mais amada não sendo quem você é realmente. Isso chegou na linha patológica da coisa). Eu não entendo dessas coisas, mas não há como negar que ela precisa se tratar. Nathalia, reveja suas atitudes e perceba que se apropriar da vida das pessoas como se fosse você, é pra lá de anormal. Talvez você precise de um acompanhamento psiquiátrico para que assim você possa afirmar e viver seus momentos de forma unica. Um abraço.

  3. Jhê, só tenho a dizer que admiro demais a sua atitude de deixar as coisas claras. Fingir que não viu ou ignorar pode até desgastar menos, mas não ajuda as pessoas a mudarem e a viverem as consequências do que fazem. Passei por uma situação super chata com uma pessoa ligada à família do meu companheiro (com plágios de frases, fotos e imitações em geral que acabaram desdobrando em uma verdadeira perseguição online, com emails anônimos dela e outras baixarias do tipo) e não pude tomar atitudes mais diretas porque meu companheiro me pediu muito que eu ficasse quieta pra evitar o desgaste das relações dele com a família dele, e vc quer saber? Não adiantou nada, porque quando a pessoa tem problemas tão graves, não é evitar o desgaste que vai resolver. Vi alguém falar que é besteira, mas discordo. Não é uma besteira, é muito sério, é um roubo consciente de criações que não são dela, pior, de momentos e emoções que não são dela. E ela precisa viver as consequências do que faz. Tornando isso público você dá a ela a chance de refletir sobre o que fez e mudar. No fim das contas, a gente combate falsidade com verdade, e verdade não tem que se esconder, tem que ser publicizada!!!

    • AMEI O SEU COMENTÁRIO Raquel! É exatamente isso que penso! Falou tudo quando disse: “Fingir que não viu ou ignorar pode até desgastar menos, mas não ajuda as pessoas a mudarem e a viverem as consequências do que fazem.” É EXATAMENTE ISSO! Tomara que ela leia tudo isso e encare como um aprendizado, percebendo que tudo o que fazemos precisa ser medido. Um beijo. Você é 10! E boa sorte pra você!

  4. Honestamente eu acho isso tudo de uma exposição e um desgaste até infantil.
    Tanta gente se mobilizando…
    Vão pra praia gente!
    Eu tenho várias fotos que não são minhas no facebook. E a maioria de vocês também tem!

  5. oi gente.
    eu concordo com a leila.
    sei la, chato isso mas acontece direto. é que quando afeta algum lado pessoal é mai complicado de lidar.
    Jhe, voce so publicou aqui ou fez algum outro tipo de denuncia?
    mas ela nao disse que era ela, disse?
    voces nao sentem sono disso nao? ou nao tem nada pra ler, algum lugar pra passear?
    ela mesma parece q nao se importa

    • Amanda… o intuito de postar no blog era fazer com que ela parasse de uma vez por todas, ainda mais quando vi que ela rouba VÁRIAS FOTOS MINHAS! Dei print e guardei. Nunca imaginei que causaria esse auê. Mas foi a minha forma de mostrar pra ela que eu não estava curtindo isso. Sim, denunciei no facebook e vários amigos estão fazendo o mesmo. Pra que ela saiba que pegar fotos alheias e FINGIR ser a pessoa da foto já é passar dos limites. Quando isso acontecia com pessoas conhecidas eu achava a mesma coisa, uma perda de tempo, mas quando eu vi que estava acontecendo comigo, a coisa foi vista de outra forma. Não quero “ferrar” ela, só dar o papo: “seja você e pare de roubar minhas fotos”. Ponto. Um beijo e obrigada por comentar.

Gostou? Dê o seu pitaco!

