Das bailarinices: como se preparar para um espatáculo de ballet?

Olá galere! Hoje o post é dedicado aos amiguinhos(as) bailarinos(as)! Principalmente pra quem irá se apresentar! É claro que bailarinos geralmente já sabem como devem se preparar para uma apresentação, mas vai que você que está lendo seja bailarino de “primeira viagem” né? Pra que tudo fique esclarecido resolvi fazer esse post!

Primeiramente gostaria de ressaltar que dependendo do lugar que você faça ballet, as regras podem não ser as mesmas! ;)

Lembram quando eu disse que teria apresentação d’O Mágico de Oz e até mostrei minha bolsa (para ver, clique AQUI)… então, já me apresentei! Gente… foi EMOCIONANTE! Amei de paixão! Mas acho que isso será tema pra oooutro post! Então vamos começar?

Chegando no teatro …

O ideal é chegar no teatro (ou local da apresentação) uma hora antes da sessão. Assim você pode organizar melhor a sua vida! Colocando os figurinos em lugares acessíveis, ajeitando os últimos detalhes… conhecendo os espaços em que terá que trocar de roupa, se maquiar, etc! Essa é a dica mör desse post! Sempre chegue antes para se adaptar ao lugar e assim adaptá-lo às suas necessidades! (:

O que levar? O que preciso comprar?

Existem itens que são essenciais para levar na sua bolsa/mala no dia de uma apresentação, como:

♥ Escova (de cabelo e de dente)
♥ Pente
♥ Gel ou Spray fixador para os cabelos
♥ Maquiagem
♥ Elásticos
♥ Grampos
♥ Rede fina
♥ Garrafinhas d’água
♥ Toalha (caso tome banho após a apresentação)
♥ Sapatilhas e/ou sapatos de TAP ou jazz
♥ Sapatilha de ponta (pra quem já usa)
♥ Ponteiras
♥ Agulhas e linhas

ETC

Dica número 1: caso você dance mais de uma modalidade (como no meu caso) e precise mudar ou remover a maquiagem rapidamente, os lencinhos umidecidos são  a solução! Esse que comprei é uma graça, vejam:

Que make eu faço?

Na dúvida, não arrisque e se jogue na maquiagem básica para o palco:

♥ Base
♥ Pó
♥ Blush
♥ Sombra cor terra
♥ Branco abaixo das sobrancelhas
♥ Lápis preto
♥ Batom vermelho (se for dançar ballet clássico)
♥  Batom terra ou natural/cor de boca (para outras modalidades)
♥ Rímel preto

Vejam alguns exemplos:

Dica número 2: Exagere na make! É sério! Você pode ficar parecendo uma drag na rua, mas no palco a maquiagem SOME! Por isso quanto mais escuro melhor! Não estou dizendo que é pra fazer o Cisne Negro (do filme) né? Só se a apresentação “pedir”! (:

Como pentear os cabelos?

Primeira coisa: se você tem franja, suma com ela! Nem nas aulas é recomendado usar franjas ou rabos de cavalo. Até porque cabelo solto e caindo no olho prejudica as pirouettes por exemplo.

– Mas Jhê,  minha franja é curta!!! – Meu amor, me perdoe, mas dificilmente você assistirá um ballet esplendoroso com uma bailarina franjuda! ;)
De qualquer modo, para apresentações faça um coque baixo, com o cabelo todo para trás (a não ser que o personagem exija um penteado diferente) e abuse dos grampos e gel para fixar bem! Só não vale gel cheio de brilhinho né gente!
E não esqueçam da rede fina! Muita gente não sabe, mas rede fina não é uma rede “fina”, como já vi muitas meninas usando e achando que era a certa! A rede fina é uma redinha que se confunde no cabelo, ou seja nem aparece!

Estão vendo alguma rede? Não? Então essa é a rede certa! ;)

Como guardar e onde deixar os figurinos?

No meu caso, pudíamos deixar os figurinos no teatro já que eram dois dias de apresentação. Se vocês também tiverem essa regalia, podem levar cabides para guardá-los. Existem alguns artigos de ballet, como porta figurinos ou porta tutus, mas se você não os tem não precisa entrar em pânico. É só ter jeitinho e cuidado que tudo dá certo!  (:

Dica número 3: quando me apresentei, tive que trocar de roupa tão rápido que nem dava pra sonhar em ir ao camarim. Era trocar na coxia mesmo, num cantinho, com todo mundo correndo desesperado de um lado para o outro! Por isso, levei um saco bem grande de plástico para guardar o que tinha acabado de usar. Assim, o risco de perder alguma coisa na correria era menor! Fora que eu sempre sabia onde achar meu figurino! ;)

Caso o figurino tenha algum arranjo ou adorno, o ideal é levá-lo dentro de uma caixinha. Desta forma, você não o perde nas trocas de roupa, além de não amassar ou estragar!

Dicas pra vida: 

Se o figurino já tiver um collant não é necessário o uso de calcinhas, até porque marcam o figurino. Contudo, se preferirem… a mesma deverá ser de cor bege e sem costura para não marcar!

Jogo dos sete erros com Tamara Rojo

Encontre os seguintes itens:
Tatuagem
Brinco
Cordão
Anel
Esmalte colorido
Fitas da sapatilha de ponta aparecendo

Ops! Ela não erra nunca! *-*

No ballet clássico não tem essa de dançar com essas coisas aparecendo gente! Por isso, no começo do post eu falei que a minha escola pode ser diferente da de vocês, contudo, existem regrinhas básicas e mesmo que elas não existam na sua escola ou academia, vale a pena observar os ballets famosos! Você não vê tatuagem, unhas coloridas, sapatilha mal colocada, franjas e afins!

Minha professora costuma dizer que o que tem que aparecer no palco é o talento e a dança, não acessórios. Nada deve chamar mais atenção que a luz da própria bailarina.
Infelizmente hoje em dia algumas companhias esquecem disso e sei lá, acham até bonito tanta coisa chamando atenção no palco. Contudo, é legal ficar atento ao que realmente é bonito! ;)

Desta forma…

♥ Não é permitido dançar de unhas pintadas, exceto com esmalte incolor.
Em relação à essas marcas que fabricam esmaltes coloridos “inspirados” no ballet… só uma realmente condiz com a realidade das bailarinas que é esse aqui ó:

Cor clarinha, quase não aparece! <3

♥ Evite levar para o teatro jóias em geral, como brincos, colares e anéis. Pois além de não poder usar, você ainda corre o risco de perdê-los.

♥ Antes de se apresentar, verifique suas sapatilhas e leve agulha e linha para costurar as fitas antes de entrar no paco. É só um pontinho… mas serve pra que as pontas não “pulem” no meio de uma coreografia!

♥ Compre uma meia calça nova. Gente… se apresentar com a meia calça toda frouxa não é legal! E meia calça nunca é demais pra bailarinas né? ;P

♥ Sempre passe base nos elásticos dos figurinos! Não sei se vocês sabem, mas em figurino de ballet clássico não pode aparecer nenhuma “alça”. Por isso quando receber seu figurino e ele tiver um elástico que não seja do tom de sua pele, passe base nele até ficar uniforme. Esse truque faz com que seu colo e pescoço pareçam mais alongados! Vocês podem perceber os figurinos das grandes bailarinas para constatar! ;) E aproveita o embalo da base pra cobrir a tatuagem de uma vez! HAHAHA!

Acho que essas foram as dicas que eu lembrei gente! Espero que tenha ajudado em alguma coisa! (:

__________

Agoooora, vou mostrar brevemente meus figurinos! Vamos ver?

Figurino do Totó. Modalidade: Jazz

Detalhes:

Estrada das pedras amarelas. Modalidade: Dança Moderna e Contemporânea

Detalhes:

Cidade das Esmeraldas. Modalidade: Ballet Clássico

Detalhes:  

Arranjo fofo! <3

Acho que eu já disse isso antes, mas fui o Totó d’O Mágico de Oz! Contracenei o tempo todo e ainda dancei outras modalidades (nessas horas, tinha um Totó “dublê”). Foi tudo muito agitado! Mas eu adorei! Por enquanto ainda não tenho as fotos profissionais do espetáculo! Quando tiver, podem ter certeza que postarei pra vocês verem como foi! (:

Por enquanto, fiquem com essa foto:

____________

E aí curtiram? Alguém tem alguma dúvida/sugestão pro post? Então comentem galera! Mesmo você que acabou de cair aqui de para quedas! Pode comentar! Escrevo com muito carinho e adoraria saber o pitaco de vocês! Ps: eu sempre respondo os comentários ok? Sempre! ;*

5 comentários sobre “Das bailarinices: como se preparar para um espatáculo de ballet?

  1. Gostaria de saber oque levo para o festival do ballet q sera eem florianopolis , perto do beto carrero
    E e uma viagem ok

  2. Nossa, adorei as dicas.Dia 14 dez 2014 vou fazer minha primeira apresentação de ballet aos 50 anos.Estou amando e não vejo a hora de vestir meu figurino.Só estou com dúvida no coque,queria um bem lindo, meu cabelo é bem comprido e liso.

Gostou? Dê o seu pitaco!

