Dos que amo: cocottes

O post de hoje está um mimo! Quem me conhece, sabe que amo coisas de casa… principalmente lindezas de cozinha/cristaleiras, como porcelanas, mugs, xícaras e afins! Minha coleção de mugs vocês já conhecem né? Se não viram ainda é só clicar aqui! Clicando aqui você pode ver várias fotografias inspiradoras também! Enfim… o negócio é que pra felicidade da minha futura cozinha, a coleção vem crescendo! Espiem só!

Presentinho da sogra:

Não sei o nome que se dá a isso. Daí, apelidei de azeitoneira! Hihihihi. :P

Que fofinho né? *-*

Mas… o post de hoje na verdade… é pra mostrar-lhes meu novo amor. Um amor que apareceu de repente e que agora, fico louquinha à procura de novas aquisições. Se vocês não conhecem… está mais que na hora de amar as famosas  cocottes! Mas Jhê, o que “ser” isso? Vamos a explicação!

As cocottes são uma tradição francesa! Chiques e descoladas, as pequenas caçarolas (casseroles em francês) de ferro fundido ou cerâmicas são bem resitentes. As cocottes, me encantam não só pelos tamanhos, formatos e cores, mas pela bossa que dão na mesa! Le Creuset e Staub são as marcas mais famosas e caras! Nem preciso dizer que meu sonho é ter toda a coleção de alguma dessas em casa né?

Como toda coisa boa vira febre, é claro que as  mini cocottes já estão dando as caras pelos bistrôs moderninhos de NY e São Francisco. Aliás, as refeições são servidas apenas nas lindonas (vulgo cocottes, haha)! Que amor! <3
Chiquérrimas e trabalhadas na magreza (digo isso porque são pequenas, logo somos obrigados a ficar felizes com porções individuais bebê); fazem da receita mais simples um delicioso requinte! É tudo de bom cozinhar e depois colocá-las direto na mesa minha gente! Ah… esqueci de escrever que essas belezuras conservam o calor e sabor… ou seja, tudo de bom! (:

Enquanto não vou à Paris, nem ao restaurante Les Cocottes provar a deliciosa culinária francesa, faço a Amélie Poulain prendada e invento minhas receitas em casa! No final do post, vou até ensinar uma facinha, facinha! <3

Aproveito o post pra agradecer ao meu namorado; que depois de muito chororô finalmente me deu uma cocotte! *-* Merci mon amour!

Então, chega de lero lero… apresento-lhes minha nova e tímida coleção! Espero que gostem! (:

Mini Cocotte oval branca:

Mini Cocotte (tipo frigideirinha) vermelha:

Súper decorativas:

Tem como não ♥ ?

Mini Cocotte retangular laranjinha:

Mini Cocotte redonda branca:

Reunião de Cocottes:

*-*

Agora, como prometido… lá vai uma receitinha fácil, fácil e deliciosa! (:

Você vai precisar de:

100 gramas de filé em cubos
1/2 cebola
Cebolinha
Salsinha
2 batatas
Azeite
Sal e pimenta à gosto

Preparo:

♥  Tempere os cubos de filé com sal e pimenta
♥♥ Arrume na panelinha as batatas, filés, cebolas, salsinha e cebolinha
♥♥♥ Leve ao forno bem quente até dourar a carne.

Fica a dica:

 Se você quiser fazer um jantar apenas com cocottes, o ideal é servir quatro panelinhas: uma de entrada, duas de prato principal e uma de sobremesa! Com o tempo, vou postando mais receitas aqui! (:

Você também pode usar as cocottes como parte de uma prato. Exemplo: você prepara um filé e coloca uma cocotte com creme de cogumelos como acompanhamento… e por aí vai!

TADÃÃÃÃÃ:

Fica uma delícia e é lindinha de ver né gente?
Ps: essa cocotte cai súper bem com um vinho tinto ou suco de uva natural. <3

_________________

E aí curtiram? Alguém tem alguma dúvida/sugestão pro post? Então comentem galera! Escrevo com muito carinho e adoraria saber o pitaco de vocês!

Ps: eu sempre respondo os comentários ok? Sempre! ;*

8 comentários sobre “Dos que amo: cocottes

  1. Ai, que coisa LINDA!!!
    Eu já tinha algumas panelinhas dessas mas, não sabia que se chamavam Cocottes até minha irmã me contar outro dia! hahahaha
    Não tenho dúvidas que minha cozinha será toda “Cocottinha” hahahaha

    • São lindas né! Eu conheci ha pouco tempo… daí achei aqui na cidade pra vender e fiquei louca! Pena que já comprei todas da coleção. Agora tô a procura de novas! Nossas cozinhas serão lindas! <3

  2. Super me identifiquei! Minhas azeitoneiras (ótima definição) são iguaizinhas. Também adoro cozinhar e as cocottes (de todos os tamanhos) são ótimas companheiras, mas as pequenas…. ah são um charme!

Gostou? Dê o seu pitaco!

